O crescimento do TikTok habituou o nosso cérebro a consumir conteúdo rápido, o que contribui para a diminuição da capacidade de concentração. Este facto, faz com que seja difícil mantermo-nos atentos a qualquer produção que dure mais de 2 minutos, seja um filme, uma série, ou mesmo, um vídeo no YouTube. Posto isto, como se mantém viva esta plataforma, considerando a ascensão do seu concorrente direto? A chave está nos criadores que, apaixonados pelo formato, nunca desistiram deste site.
Em Portugal, há imensos canais que se esforçam para entregar conteúdo de qualidade numa era em que se perdeu um tanto a tendência de ver YouTube. Se, como eu, queres resgatar o costume de ver vídeos mais longos e pensados, segue-se uma lista dos canais que preservam esta essência (e que são muito glitter):
Natural do Porto, Sofia Oliviera tem 24 anos e é das preferidas para quem gosta de vlogs, rotinas, lifestyle, moda e viagens. Os seus vídeos destacam-se pela abordagem leve e intimista. Ver um vídeo da Sofia é o equivalente a ver uma curta-metragem se avaliarmos pelo critério: atenção ao detalhe. Recentemente, embarcou numa viagem de sonho para o Havai e os resultados estão à vista no seu canal de YouTube.
Também na casa dos 20, Maria Rodrigues é uma escolha certeira para as glitter girls que apreciem moda, lifestyle e viagens. Os seus vídeos cativam pela estética cuidada e pela extrema qualidade na produção. Cada conteúdo reflete um olhar atento aos detalhes, tornando a experiência envolvente e inspiradora. Os últimos vídeos são o resultado de uma viagem de mochila às costas pelo sudeste asiático e vale a pena parar para ver.
Ainda a crescer na comunidade, Mariana Policarpo já dá cartas na criação de conteúdo e é principalmente reconhecida em plataformas como o TikTok. No Youtube, dedica-se a vlogs que espelham os seus dias e a sua rotina, tendo começado este ano um novo projeto na aplicação em que conversa e faz uma atividade diferente com uma seguidora.
Estas são apenas 3 das muitas criadoras que dedicam tempo e esforço na produção de conteúdo para esta app, garantindo que a beleza dos vídeos longos não seja ofuscada pela atratividade dos curtos.
P.S: a nossa glitter girl, Inês Prata, começou agora a sua aventura no YouTube, onde através de vlogs mostra um pouco do seu dia a dia enquanto recém-empresária e criadora de conteúdos. Fica o convite para acompanhares a descoberta da Inês e, para se também tu tiveres um bichinho que te motiva a dares asas à criatividade: to just start. <3
Beatriz Fernandes
Aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian
#TheGlitterDream