Bellano – O Italian dream escondido no Porto

Estás no Porto e apetece-te conhecer um Italiano dos sonhos, bonito, acolhedor, romântico e que parece acabadinho de sair de um Pinterest board? Apresentamos-te o Bellano, o match perfeito. 

Aberto a 10 de fevereiro de 2025, este restaurante fica no coração da cidade Invicta e, para além de delicioso, é um verdadeiro treat to the eye. Entrar neste espaço é quase um teletransporte para uma vila pitoresca em Itália, em todos os sentidos: tanto pelo que se vê, como pelo que se ouve, o que se prova e o que se sente. Uma excelente opção para um jantar de amigas, um date, ou simplesmente um pretexto para sair da rotina. 

Desde o momento em que se entra, até ao momento em que se sai, esta experiência é como um sunset, a cada minuto fica melhor. A começar pelo decor de cortar a respiração em tons de cor de rosa e vermelho (do mais glitter que há) e a culminar no menu irresistível que deixa qualquer pessoa indecisa (and I mean it, tivemos de pedir uma recomendação para escolher). Ainda tivemos a sorte de ficar numa mesa com tomada que, para os esquecidos que não carregam o telemóvel nem levam powerbank, é um must! (Ponto para o Bellano). 

Quando finalmente decidimos o que comer, começámos com o Cestino di Pane, uma seleção de pães artesanais, a clássica Bruschetta al Pomodoro, com tomate fresco temperado sobre pão tostado, e os Arancini di Riso, croquetes de arroz recheados com mozzarella, panados e fritos, crocantes por fora e cremosos por dentro: um verdadeiro conforto italiano. Para prato principal, rendemo-nos ao tradicional Saltimbocca alla Romana, finas fatias de vitela cobertas com presunto e salva, servidas com molho amanteigado e vinho branco, e ao incrível Spaghettoni Cacio e Pepe, um prato típico romano feito com massa grossa, queijo pecorino e pimenta preta, simples mas incrivelmente saboroso. Para adoçar a experiência, optamos pelo icónico Tiramisù, leve, cremoso e com o equilíbrio perfeito entre o café, o mascarpone e o cacau.

E porque em Itália a refeição não termina sem um brinde, ainda nos deixámos levar por um Aperol Spritz e pela doçura cítrica de um Limoncello. Depois desta refeição, podemos dizer com propriedade: no Bellano, tudo sabe a Itália (sem ser preciso sair do Porto).

Beatriz Fernandes
Aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian
#TheGlitterDream