Dolce vita? É no Valentina’s Porto.

Pelo título não há como enganar, fomos ao Valentina’s testar o novo menu que tem como inspiração os pratos tradicionais da cozinha italiana e a avaliar pela expressão de encantamento escolhida, foi um daqueles momentos que se tornaram uma boa memória.

Se a vida fosse um prato de massa, o Valentina’s Porto seria aquele restaurante que sabe exatamente quanto parmesão pôr — nem de mais, nem de menos. A nova carta chegou e vem com tudo: alma e um quê de espetáculo à mesa.

Instalado no charmoso hotel chic&basic Gravity, em plena baixa portuense, o Valentina’s não se limita a servir comida italiana — serve day trips a Itália, sem escalas nem esperas.

E a nossa começou com o couvert, com uma focaccia aromatizada mais macia que rosto depois de skincare, manteiga trufada e azeitonas verdes (gigantes, importa dizer). Seguiram-se ovos Rotos com presunto de Parma, batata frita aos cubos, chalota e cebolinho, divinos. Para acompanhar, foram-nos oferecidos cocktails que souberam a lugar de estacionamento à porta. Parece infundada, a comparação? Então não sabe muito bem e casa bem com qualquer situação? (Por situação, leia-se, prato).

Para pratos principais pedimos uma massa pappardelle com ragú e outra de queijo, trufada. No entanto, piscamos o olho à spaghetti all’carbonara, preparado dentro de uma roda de Grana Padano. *Emoji baba*

Começamos muito bem, com uma focaccia inesquecível e cocktails de autor que inauguraram a experiência com pompa e circunstância mas podemos dizer que terminamos ainda melhor. Por unanimidade, escolhemos o tiramisu, que é confeccionado à frente dos nossos olhos, com bolacha crocante, café feito no momento e mascarpone com textura de nuvem, já que fomos ao céu e nem vimos Vénus.

Foi uma experiência e *substituir pêras por tudo aquilo que provamos*. A repetir, já que na mira ficaram os raviolis de cebola e mozzarella com creme de Grana Padano, o risotto de camarão com bisque e micro mostarda e ainda o cheesecake de gorgonzola.

Podemos falar de barriga cheia: o Valentina’s Porto não é só um restaurante: é aquele lugar onde apetece ir devagar, pedir entrada, prato, sobremesa, e talvez até repetir. É perfeito para um jantar especial, um almoço demorado (tem menu de almoço a €12,90) ou até uma celebração com amigos, (Há espaço para eventos privados!) — com muito sabor e zero formalidade.

#TheGlitterDream