Longa vida ao glitter (e a todo o closet)

Qual é a coisa, qual é ela, que existe em todos os roupeiros (a menos que sejas a própria Marie Kondo) e que insistimos em não tirar de lá? É aquela peça que vimos, amamos e compramos, mas agora raramente usamos. Pois bem, chegou a altura de ligarmos o chip responsável e ecológico e darmos rotatividade a todo o glitter (e não glitter) que apesar de lindo está há séculos parado no closet. 

Se gostas de moda, sabes que moda é movimento. A roupa vem, a roupa vai, e como em quase tudo na vida (e no Rei Leão), vive-se nesta indústria um verdadeiro ciclo sem fim e se queremos comprar mais, também temos de nos desfazer de uma boa parte (ou pelo menos da parte inútil). Eu sei, eu sei, há sempre um pequeno e insistente monstro acumulador no fundo da nossa cabeça a tentar convencer-nos de que ainda vamos ter a oportunidade perfeita para voltar a vestir aquela saia que usamos no natal há três anos e que nunca mais viu a luz do dia. Há que encarar a realidade: nunca mais lhe vamos tocar. 

Seja com o fim de doar ou vender, fica o convite para elegermos um tempo dos nossos dias preenchidos para darmos uma nova e longa vida à roupa que já não usamos. Quanto mais não seja, para conseguirmos aquela verba extra que vai patrocinar os investimentos que queremos fazer na próxima estação. Para que não te falte nada, seguem-se 3 sítios onde podes doar/vender roupa:

  1. Vinted: uma aplicação de compra e venda de roupa, calçado e acessórios em segunda mão. Permite que os utilizadores criem anúncios gratuitos, negociem preços diretamente com compradores e vendam sem pagar taxas sobre as vendas. Além disso, oferece um sistema de envio integrado e proteção ao comprador. Tal como o próprio slogan refere: “Não usas? Vende.”
  1. Micolet: é uma plataforma online especializada na venda de roupa, calçado e acessórios em segunda mão de marcas conhecidas. A Micolet trata de todo o processo, desde a recolha das peças até à venda, permitindo aos utilizadores ganhar dinheiro sem esforço e promovendo um consumo mais sustentável.
  1. Humana Portugal: para além das lojas físicas, a Humana disponibiliza atualmente mais de 1000 contentores para a recolha de roupa usada, de Norte a Sul do país. Parte da roupa usada recolhida é enviada para as Centrais de Preparação para a Reutilização da Humana Espanha (Madrid), Humana Bulgária (Varna) e para outros parceiros de triagem na Europa. Outra parte é vendida a empresas de reciclagem e reutilização têxtil fora da Europa. Os destinos finais são decididos em função da qualidade e do tipo de peças recolhidas.

Posto isto, são só vantagens: poupar recursos, proteger o ambiente, mitigar as alterações climáticas e ainda conseguir, à semelhança do que consta no título, dar uma longa vida às peças. Primeiro passo: começar 😉

Beatriz Fernandes
Aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian
#TheGlitterDream